segunda-feira, 11 de março de 2013

Projeto Out Art - Renato Veiga

O projeto Out[art] tem o objetivo de tirar a arte das galerias e museus e colocá-la nas ruas, por meio de exposições coletivas de artistas. Idealizado pelos curadores Jefferson W. Kielwagen e Alena Rizi Marmo, as propostas são produzidas através do SIMDEC - Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura - da Fundação Cultural de Joinville. 




Detalhe de imagem extraída da capa do catálogo online "Out.Art 2009". Disponível em: https://docs.google.com/file/d/0BxHaax4uB_JZZDhjNDcyMjAtNjQyYi00OTg1LWJhZTgtZDM5NTZiZWQyOTk2/edit?hl=en_US


A cada edição, um novo suporte é utilizado. A primeira edição, em 2007, utilizou outdoors. A segunda, sacolas plásticas. Na terceira edição, em 2009, foram utilizados adesivos, também chamados de stickers.

Um dos artistas selecionados em 2009 foi Renato Veiga, que teve como inspiração para a sua proposta a rede social Twitter.


Imagem enviada pelo artista.



Sua proposta foi a de utilizar três artistas de Joinville já falecidos, num tipo de brincadeira: 
- "Como seria dar uma 'twittada' do além? Pesquisando sobre a vida de Mário Avancini, Luiz Henrique Schwanke e Hamilton Machado, cheguei a um raciocínio, como usual na rede social, criei frases curtas, com sentido de desabafo, algo muito pessoal, supostamente dito por cada artista" afirma Renato.

Stickers para imprimir - imagem copiada do catálogo 2009 do Out. Art. Disponível em: https://docs.google.com/file/d/0BxHaax4uB_JZZDhjNDcyMjAtNjQyYi00OTg1LWJhZTgtZDM5NTZiZWQyOTk2/edit?hl=en_US


Renato usou imagens das obras dos artistas como seus avatares (foto do perfil da rede social) e pseudônimos, como por exemplo: "em vez de seus reais nomes, como Mário Avancini 'Poeta de Pedra' e Hamilton Machado 'O Mestre', já com Luiz Henrique Schwanke, usei o nome de um dos seus trabalhos, só que no singular o 'Linguarudo'", explica Renato.


Imagem enviada pelo artista, dos stickers já colados pela cidade.


Renato Veiga afirma que as frases misturavam fatos reais e ficção, como por exemplo, "a frase criada para Mário Avancini, que calçou e que cuidava da manutenção da rua Inácio de Bastos, antes da mesma ter sido asfaltada".



Vídeo (veja a partir de 13:08) mostrando Renato postando as figuras na cidade. 
http://www.dailymotion.com/video/xdlef9_out-art-2009_creation(vídeo extraído do link http://macschwanke.blogspot.com.br/2011/09/outart.html).



Veja o mapa com a localização onde os stickers estão colados na cidade de Joinville (alguns ainda permanecem por lá até hoje):
https://maps.google.com.br/maps/ms?msid=218238112675857934847.0004785178f1964a18333&msa=0



Obs.: o artista Schwanke não foi utilizado em nossa pesquisa "Arte Jlle" pois ele se caracteriza com uma produção mais contemporânea que os artistas aqui abordados. Optamos em fazer um recorte dos artistas falecidos e os artistas que foram escolhidos possuem uma produção que vai do clássico ao moderno. Para saber mais sobre Schwanke, conheça e leia:
- Site do MAC Schwanke (Museu de Arte Contemporânea Schwanke
- Tese de doutorado "Revisitamento 'na' e 'da' obra de Luiz Henrique Schwanke", de Nadja de Carvalho Lamas - 2005 - UFRGS. 
- Dissertação de mestrado "O Universo Poético de Schwanke", de Nadja de Carvalho Lamas - 1996 - UFGRS.
- Dissertação de mestrado "Perfis de Schwanke - Catalogação em acervos Institucionais", de Alena Rizi Marmo - 2005, UFRGS;
- Livro "Schwanke: Rastros", de Walter de Queiroz Guerreiro.



Referências:

Álbum de fotos de obras de Renato Veiga. Disponível em: <http://www.flickr.com/photos/renatoveigaa/sets/>.

OUT.ART 2011. Mac Schwanke. Disponível em: <http://macschwanke.blogspot.com.br/2011/09/outart.html>.

Slides/catálogo online com textos dos curadores Alena Marmo e Jefferson Kielwagen (Out. Art 2009): https://docs.google.com/file/d/0BxHaax4uB_JZZDhjNDcyMjAtNjQyYi00OTg1LWJhZTgtZDM5NTZiZWQyOTk2/edit?hl=en_US

VEIGA, Renato. Joinviller: depoimento [mar. 2013]. Entrevistadora: Juliana Rossi. Joinville: Univille - SC, 2013. Mensagem privada na rede social Facebook.

Vídeo "Joinville para os olhos", de Renato Veiga (Out Art 2007). Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Y4ZTMcNB48g>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário