sexta-feira, 7 de junho de 2013

VICTOR KURSANCEW

Biografia - parte II
(clique aqui para ler a parte I)

Conhecido como o “teimoso simpático” por suas opiniões firmes e irrevogáveis, Victor fez muitas amizades também em Joinville. Segundo Szabunia (1980), Kursancew foi um dos grandes amigos de Fritz Alt, além de Antônio Mir e Edson Machado. Mesmo pela amizade e bom relacionamento com Mir, que fazia com que os dois ficassem durante horas conversando sobre artes plásticas, “Victor era sincero em relação ao trabalho de Mir, o qual não lhe agradava” (SZABUNIA, 1980).

Autorretrato. óleo s/ tela. 0,50x0,58m. Data desconhecida. Disponível em: https://docs.google.com/presentation/d/1wnr86IRMWFKx_vM6YEA0vLinL_yTj6OgsugohVJihE4/edit?authkey=CLfYjKEE

Passava horas conversando,
principalmente se a pessoa demonstrava cultura e se houvesse uma ou mais garrafas por perto. Conversando e bebendo Victor “ia longe”. Seu nível cultural era impressionante, estando sempre a par de qualquer assunto. Seu filho Francisco conta que “entre uma e outra birita o velho se abria, e podia entreter uma pessoa durante horas a fio” (SZABUNIA, 1980).



Retrato Sr. Moreira. Óleo s/ tela. 0,50x0,55m. Data desconhecida. Idem referências da primeira imagem.

Uma reunião com amigos, regada à cerveja, era uma das coisas que mais gostava; tinha “espírito boêmio” (SZABUNIA, 1980). Sentia-se bem também com a solidão – “não foram poucas as vezes em que era surpreendido dormindo – tarde da noite – em uma cadeira, depois de ter passado algumas horas divagando, filosofando” (SZABUNIA, 1980).

Considerava-se “bom vivant”, “tratando de aproveitar o que a vida podia lhe oferecer de bom. Não pensava muito no futuro, olhando mais o momento atual. Detestava a mesquinhez. Adorava a arte” (SZABUNIA, 1980).

Retrato de Conrado Koening. Óleo s/ algodão. 0,51x042m. 1978. Idem imagem acima.

Profundo pesquisador da pintura em geral e do processo cultural em geral, seu material de pesquisa continha inúmeros livros sobre arte, sendo que alguns eram muito antigos e escritos em alemão.

Anexa à Casa da Cultura, há a Galeria Municipal de Arte que, em sua homenagem, leva seu nome. Fundada em 1982, dois anos após sua morte, lá acontecem exposições de artistas contemporâneos itinerantes e de alunos da Escola de Artes Fritz Alt. Porém, a única tela que compõe o acervo é um quadro de 1984 que retrata Santos Dumont, entre as 324 peças da galeria (MAZZARO, 2010). A instituição também possui um livro onde há o levantamento de 90 produções documentadas.

Girassóis. Óleo espatulado s/ tela. 0,90x0,75m. data desconhecida.

Em 2007, uma retrospectiva na Galeria aconteceu em função das comemorações de 25 anos de existência e revitalização. A mostra foi denominada “Homenagem a Victor Kursancew”, com cerca de 30 obras, entre elas a série de aquarelas “Joinville Antiga”. Nessa série, “[...] é possível resgatar registros de lugares que não existem mais, como o coreto de Joinville no Jardim Lauro Mûller – criado em 1928 e demolido em 1938 [...] [além da] antiga residência de Ottokar Doerffel que hoje abriga o Museu de Arte de Joinville” (SCHMITZ, 2007, p. 2).

Kursancew não conseguia sobreviver apenas como artista plástico, e passou a trabalhar intensamente com publicidade, usando dos mais diversos materiais para eternizar a criatividade (VICTOR, 2011, p. 28), além das aulas que lecionava na Casa da Cultura (MAZZARO, 2010).

Residência Ottokar Doerfell (hoje MAJ). Série Joinville Antiga. Aquarela. 0,28x0,21m. 1972

Era extremamente exigente e crítico em tudo que se relacionava com arte, “principalmente pintura, que era sua ocupação mais constante. De estilo acadêmico, manteve-se fiel a esta linha, e seus trabalhos são verdadeiros estudos cromáticos” (SZABUNIA, 1980). De formação acadêmica, era “possuidor de grande habilidade em retratos. Dedicou-se também ao desenho e à pintura comercial” (LAMAS, 1992, p. 16).

Os amigos pintores europeus que o influenciaram, segundo Szabunia (1980) foram: Ilie Repin, Alexey Serow e Otto Dix, “com quem mantinha contatos proveitosos no campo da arte. Sua morte, aos 61 anos, deixou uma lacuna no movimento artístico joinvilense” (SZABUNIA, 1980).

Casa Enxaimel. óleo s/ tela. 0,80x0,63m. data desconhecida. Idem dados imagem acima.

 Pai de oito filhos, sustentava a família. Boêmio, gostava dos amigos e era poderoso na hora de argumentar, relembra as filhas Maria Angélica e Helene em notícia publicada no Jornal A Notícia (2011). No início da carreira, muitas vezes não conseguia suprir os gastos com o que vendia, pois necessitava importar os materiais de pintura.

Segundo Mazzaro (2010), o ateliê de Victor hoje é a sala onde Marianne, sua viúva, assiste TV e recebe os filhos. O cavalete que antes servia de instrumento de trabalho, hoje serve como objeto de decoração da família. O maior acervo de obras hoje se encontra na casa de Marianne; sua casa parece uma galeria particular de obras de Kursancew, mas a filha Angélica afirma que gostaria que seu “[...] pai tivesse um espaço onde as pessoas pudessem conhecê-lo” (apud MAZZARO, 2010).

Retrato de Helene (filha do artista). Crayon. 0,38x0,33m. 1965. Idem dados imagem acima.

Logo que se aposentou, veio a falecer em 1980 em São Francisco do Sul, vítima de um aneurisma cerebral, aos 60 anos. Deixou para a família poucas obras que hoje se encontram com sua mulher e seus filhos mais velhos. A filha Angélica perdeu o pai quando tinha 18 anos, e afirma que o pai estava no auge da carreira - “eu o via fazendo retratos de clientes e sempre sonhei que um dia eu pudesse posar para ele, mas não deu tempo, ele partiu antes”.

Em maio de 1979, teve seu primeiro derrame cerebral, o que fez com que tomasse uma decisão inédita de ir para a Enseada sozinho, não sabendo que seria sua última viagem. Alguns dias depois, teve um segundo derrame, ocasionado por um aneurisma no cérebro, vindo a falecer pouco depois do meio-dia, “causando um sério desfalque ao movimento artístico de Joinville” (SZABUNIA, 1980).


(clique aqui para ler a parte I)



Referências

LAMAS, Nadja de Carvalho. Eugênio Colin: o pintor joinvilense. Faculdade de Arte do Paraná. Curso de pós-graduação em nível de especialização em Fundamentos Estéticos para Arte-Educação. Curitiba, 1992. 33p.

MAZZARO, Rafaela. Lutando pela própria arte. Jornal A Notícia, Joinville, 12 mai. 2010. Anexo, p. 1.

SCHMITZ, Cristiane. Redescobrindo Kursancew. Jornal A Notícia, Joinville, 22 mar. 2007. Anexo, p. 2.
SZABUNIA, Roberto. Victor Kursancew, acima de tudo amante da arte. Jornal A Notícia, Joinville, 6 mar. 1980.

VICTOR KURSANCEW. Disponível em: <http://galeriavkjoinville.blogspot.com.br/>. Acesso em 13 set. 2012.

VICTOR Kursancew, o boêmio rigoroso. Jornal A Notícia, Joinville, 9 mar. 2011. Anexo, Caderno de aniversário do A Notícia, p. 28.

Nenhum comentário:

Postar um comentário