segunda-feira, 26 de junho de 2017

Abertura da Exposição de Mário Avancini

(clique para ampliar) 

No dia 14 de junho de 2017 aconteceu a abertura da exposição "O homem que via as pedras com o coração", do artista Mário Avancini na Câmara de Vereadores de Joinville. A exposição vai até dia 14 de julho.

"Cabeça de Índio"

"A Poética da Pedra
Na vida do escultor Mário Avancini, a pedra, ao ser talhada, ocupa um lugar de distinção expressando simbolicamente a ligação entre a liberdade de criação e a servidão. O artista conhecia profundamente o ofício, se a pedra sangrava sob a ação do corte ou se o olhar apurado desnudava formas, dizia ele, já estarem contidas em seu interior. Ao transformar a pedra bruta com suas ponteiras ele se enobrece e se ilumina. O calcário que sofreu a pressão do tempo transformando-se em mármore, é agora suporte e meio de expressão criadora do artista, que com maestria cria sua poética. Com a força do trabalho e alma sensível, o operário revela-se artista deixando-nos um legado precioso. 

A sua poética evidencia um pensamento tridimensional consistente e sensível, as formas e o volume vão se transformando entre suaves contorções, contrastes de texturas, que se modelam com delicadeza. A pedra dura se deixa modelar, como se fora maleável. Nas mãos do “seu Mário”, o gesto de esculpir era também o de revelar o humano, a semente ou o fogo. 

Mário Avancini teve também um papel político na vida artística da cidade, foi um dos nomes que juntamente com outros importantes artistas de Joinville, protagonizaram um movimento histórico na década de 70 para a criação do Museu de Arte de Joinville".

Nadja de Carvalho Lamas
Letícia Coneglian Mognol
Curadoras

Confira algumas fotos da abertura da expo:

Ferramentas utilizadas por Mário Avancini




Obras presentes na exposição:
 Cabeça de Índio
Mão em reza
Mão em figa
Mão com pessoa
Dorso
Figura sentada – aconchego
Obra inacabada
Chama da liberdade
Ecologia (abstrato) ou semente
Caixa de Ferramentas do artista


Daniela Avancini, neta de Mário, fazendo o discurso de abertura da exposição.

Nadja de Carvalho Lamas e Letícia Mognol, curadoras da exposição



  
  

  
  




Fotos de Daniela Avancini

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